LIDERANÇA
Mulher preta, pescadora Quilombola, militante, neta de Antônia Luz Ramos e Manoel Luz (avós maternos), e de Maria de Lourdes Barbara (avó paterna), filha de Odete Ramos de Jesus e Brás de Jesus. Técnica em Aquicultura pelo Instituto Federal do Paraná, Pedagoga em formação e moradora do Quilombo Pesqueiro Graciosa.
Foi membro do grupo operativo junto à ouvidoria cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), representante do Baixo Sul, faz parte da diretoria da Associação de Pescadores e Pescadoras Quilombolas de Graciosa (APPQG) e está na Coordenação Nacional das Pescadoras (ANP).
Publicou o poema Quilombo Pesqueiro Graciosa no livro Bardos Baianos do Baixo Sul; contribuiu na escrita do artigo Educação do Campo, Agroecologia e território: experiências e desafios no Baixo Sul da Bahia no livro Território, Cultura e (des)envolvimento no Baixo Sul da Bahia, proposto pelo Observatório de Pesquisas e Saberes Socioterritoriais do Baixo Sul da Bahia (OBSUL / IF Baiano). Também ganhou prêmio da Fundação Cultural Palmares participando do edital “Contando a Nossa História: Premiação para Vídeos Quilombolas”, no ano de 2022.
Comprometida com as lutas do seu território, tem desenvolvido vários projetos na comunidade, temos por exemplo: projeto chamado Fortalecendo a Cultura e Educação através dos Saberes Ancestrais. Esse é um projeto voltado para a educação que fortalece a literatura a partir da base das crianças, como ponto de partida os livros de autores negros que chamamos de literatura Preta no Quilombo Graciosa, entre outras aulas relacionado à cultura e educação que é o caso da Capoeira Angola, aula de violão de instrumentos e de fotografia. É um projeto que tem apoio de vários voluntários da comunidade e vem sendo exemplo para outros territórios tradicionais e também tem os dias de aulas de saberes locais e ancestrais que são os mais velhos contando suas histórias de vida na comunidade, esse tem sido um espaço muito rico de aprendizagem e partilha.
Por: Bárbara Sandra de Jesus Sacramento – Discente da licenciatura em Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XV, Valença-BA.
Projeto conduzido pelo Grupo de Pesquisa NEABI do IF Baiano (CNPq), sob coordenação das docentes Dra. Nelma Barbosa e Ma. Scyla Pimenta, no âmbito do curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (REAFRO) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (IF Baiano Campus Valença).
Contato: nelma.barbosa@ifbaiano.edu.br